Na AML realizada no dia 26 de Junho, o Bloco de Esquerda apresentou 9 moções e 3 recomendações no período de antes do ordem do dia (PAOD).
As nossas deliberações mereceram as seguintes votações:
Moções:
1. “Contra o fecho do MAC” : rejeitada
2. “Em solidariedade com Nabil Al-Raee”: aprovada por maioria
3. “Pela eliminação da discriminação na adopção homoparental “: aprovada por maioria
4. “Contra o aumento da taxa de IVA na Restauração”: aprovada por maioria
5. “Marchas populares de Lisboa”: aprovada por unanimidade
6. “Contra a privatização do Espaço Público com o Mega Piquenique do Continente”: rejeitada
7. “Em defesa da Orquestra Metropolitana de Lisboa”: aprovada por maioria
8. “Solidariedade com os trabalhadores da Higiene Urbana em Luta”: rejeitada
9. “Em defesa do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa”: aprovada por maioria
Recomendações:
10. “Sobre Rio+20 e combate às alterações climáticas”: aprovada por maioria
11. “Sobre os acessos à Escola Raul Lino”: aprovada por maioria
12. “Sobre o inicio das obras da Rua Lopes”: aprovada por maioria
Depois da intervenção do Publico e do PAOD, seguiu-se a análise de várias propostas, cuja apreciação e sentido de voto de Bloco vão abaixo indicados:
Proposta nº 251/2012 sobre a cedência de parcela de terreno à FENACHE para a construção de habitação e comércio no Vale Formoso de Cima - Parcela B…” O Bloco aprovou esta proposta por se tratar de concretizar um acordo entre a FENACHE e a CML e permitir, com o direito de superfície, que esta cooperativa construa habitação e comercio.
Proposta nº 197/2012 – “sobre a repartição de encargos do Concurso Público para Aquisição de sacos em polietileno de alta densidade de 30 litros, para os Bairros Histórico”. O Bloco aprovou por ser uma repartição de encargos e a proposta versa sobre uma matéria que não nos merece nenhuma oposição.
Proposta nº 279/2012 – “sobre a repartição de encargos da Prestação de Serviços de Controlo Anti-Murino e Anti-Blatideo na Cidade de Lisboa”. Aprovamos esta proposta porque ela se insere nos mesmos critérios que a Proposta nº 197/2012 e trata-se de uma repartição de encargos para aquisição de material necessária para a limpeza urbana.
Proposta nº 309/2012 – “sobre a desafetação do domínio público para o domínio privado de duas parcelas de terreno sitas na Estrada de S. Bartolomeu”. O Bloco aprovou esta proposta porque se trata apenas de uma pequena operação urbanística no âmbito do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar para viabilizar o sistema viário daquela zona
Relativamente às propostas nº 320/2012 e nº 321/2012, respectivamente “sobre a isenção do pagamento das taxas relativas à realização da Tall Ships Race 2012, e da realização da Volvo Ocean Race, o Bloco votou contra, porque à semelhança do quês tornou pratica corrente com o Rock in Rio por exemplo, a CML procura sempre, em nome do prestígio da cidade e de prováveis retornos financeiros para a actividade económicas, isentar grandes entidades e grupos económicos quando nem sempre o faz, por exemplo, para as coletividades e as pequenas organizações.
No link abaixo podes ler as moções que apresentámos.