Share |

AML aprova voto de solidariedade com a luta dos trabalhadores do Porto de Lisboa

Estivadores

Na reunião da Assembleia Municipal desta terça-feira, dia 10 de Maio, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou dois votos de pesar, pelo falecimento de Paulo Varela Gomes e Rui D’Espiney, dois homens politicamente empenhados desde a sua juventude, até ao fim das suas vidas.

O grupo municipal apresentou ainda um voto de saudação aos Trabalhadores do Porto de Lisboa que viria a ser aprovado por maioria, registando as abstenções algumas bancadas (PS, PNPN, CDS e MPT).  Como dizemos no texto do voto apresentado, importa repor alguns factos que têm ficado de fora das notícias que têm vindo a público. Com pré-avisos de greve desde o ano passado, apenas em abril de 2016 essa greve foi efectiva, pelo que a campanha de tentativa de lançar as culpas das dificuldades do Porto de Lisboa para os trabalhadores não é verdadeira. A luta dos estivadores, contra a precariedade promovida pela Porlis, merece o nosso apoio!

Na mesma reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada uma moção pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, saudando a iniciativa de vários movimentos ambientalistas, que convocam uma iniciativa de protesto para o próximo dia 11 de Junho em Cáceres (Espanha). Finalmente foi aprovada uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa pelo fim da utilização do glifosato no espaço público.

Consulta todas as moções aprovadas aqui