Share |

Ranking das Freguesias de Lisboa

«Onde estão os Prazeres?»

Poderia perfeitamente ser o título para a Classificação das Freguesias de Lisboa por Quantidade de Prédios Devolutos. Dos 4689 devolutos existentes na cidade (de acordo com os registos da CML), 298 encontram-se na Freguesia dos Prazeres.

 

O afastamento ostensivo dos cidadãos das zonas privilegiadas da cidade para habitação tem-se vindo a intensificar ao longo dos últimos 30 anos - conforme se comprova facilmente pela análise destes dados - com particular destaque para a Zona Ribeirinha e para a 1º Linha da Periferia (S. João de Brito e S. Domingos de Benfica).

A falta de um projecto consistente de Reabilitação Urbana e a especulação de que são alvo os edifícios nas zonas centrais da cidade (invariavelmente condenados à Hotelaria e à Habitação de Luxo) são dois dos factores a considerar para a crescente "suburbanização" dos Lisboetas, forçados a percorrerem diariamente distâncias consideráveis para chegarem aos seus postos de trabalho e impossibilitados de darem o adequado colorido à cidade no período nocturno.
Atente-se para o pormenor de as primeiras 10 freguesias agregarem 40% do total do edificado devoluto de Lisboa.

«Zona Histórica ao Abandono»

Efectuando-se a análise ao nível da densidade, constata-se de imediato a desertificação progressiva dos bairros típicos, com particular destaque para Alfama (S. Miguel e Santo Estevão) e freguesias adjacentes.

Sendo zonas turísticas por excelência, é de lamentar e estranhar a falta de apoios adequados à recuperação dos seus edifícios - património de todos nós - sendo constante a dificuldade verificada pelos jovens em se manterem nos locais onde cresceram, descaracterizando-se por completo e de forma absurda a vida social de Lisboa e das suas gentes.

Dados retirados da Lista do Parque Edificado Devoluto da C.M.L.

AnexoTamanho
Lista Completa48.15 KB