Vídeos

Milhares de professores marcharam este sábado pela contagem integral do tempo de serviço. Os docentes encheram as ruas de Lisboa num protesto que foi marcado por dez estruturas sindicais. Reportagem do esquerda.net com depoimentos de Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Alexandra Vieira (professora e membro do Sindicato Professores do Norte) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Reportagem do esquerda.net na manifestação da greve climática estudantil, em Lisboa. O protesto decorreu em 27 cidades portuguesas e por todo o mundo, num protesto internacional que juntou milhões de jovens na exigência de justiça climática e um combate efetivo às alterações climáticas.

Com declarações de Pedro Loução (da organização da Greve Climática Estudantil), João Costa (do coletivo Climáximo), João Camargo (ativista e investigador em Alterações Climáticas) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Uma pequena resenha histórica do Bloco de Esquerda no seu vigésimo aniversário.

Julho 1, 2019 04:25 PM

Olívia Delaunay, conhecida pelos camaradas e amigos/as por Lila, faleceu na semana passada, aos 83 anos. A Lila teve uma participação ativa no MDP-CDE, Política XXI e, posteriormente, e até aos últimos dias da sua vida, no Bloco. O seu velório e funeral realizam-se esta terça-feira.

Junho 30, 2019 04:32 PM

As trotinetas elétricas chegaram a Portugal há menos de um ano e já se estendem a nove concelhos do país. Sendo uma forma de mobilidade sustentável, a sua rápida popularidade e uso desordenado começam no entanto a gerar protestos de peões e apelos a melhor regulação.

Junho 29, 2019 04:41 PM

Catarina Martins alertou numa livraria ameaçada de despejo em Lisboa para a urgência de se usar os meios públicos para defender a habitação, que vão aumentar com a nova Lei de Bases da Habitação. Sobre a Lei de Bases da Saúde, reafirmou a sua posição face ao PS que "já teve sete posições diferentes".

Junho 29, 2019 04:36 PM

A 20ª Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa teve uma afluência recorde de 50 mil pessoas. Um mar de gente encheu as ruas contra a discriminação num ambiente de festa e de protesto. Catarina Martins saudou as conquistas de 20 anos de luta e considerou que o importante agora é concretizá-las no dia-a-dia.

Junho 26, 2019 05:12 PM

Estudo da Mercer indica que, apesar de a capital portuguesa ter caído duas posições, continua próxima de outras cidades europeias, como Berlim, Madrid ou Barcelona. Das dez cidades mais caras do mundo, oito são asiáticas.

Junho 26, 2019 05:09 PM

No próximo fim-de-semana, a Festa da Diversidade estará de volta na Ribeiro das Naus. O evento, que conta já com 20 anos de existência, procura ser um palco da luta contra o racismo, de combate contra a invisibilização das comunidades racializadas e pela afirmação da diversidade étnica e cultural sociedade portuguesa.

Junho 19, 2019 11:04 AM

Texto proposto pela Coordenadora Concelhia de Lisboa, aprovado em plenário de aderentes do Concelho de Lisboa. 18 de junho de 2019

Adere ao Bloco

Acordo CML