Vídeos

Milhares de professores marcharam este sábado pela contagem integral do tempo de serviço. Os docentes encheram as ruas de Lisboa num protesto que foi marcado por dez estruturas sindicais. Reportagem do esquerda.net com depoimentos de Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Alexandra Vieira (professora e membro do Sindicato Professores do Norte) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Reportagem do esquerda.net na manifestação da greve climática estudantil, em Lisboa. O protesto decorreu em 27 cidades portuguesas e por todo o mundo, num protesto internacional que juntou milhões de jovens na exigência de justiça climática e um combate efetivo às alterações climáticas.

Com declarações de Pedro Loução (da organização da Greve Climática Estudantil), João Costa (do coletivo Climáximo), João Camargo (ativista e investigador em Alterações Climáticas) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Uma pequena resenha histórica do Bloco de Esquerda no seu vigésimo aniversário.

Assembleia Municipal

Assembleia Municipal
Outubro 29, 2019 03:39 PM

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda questionou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre a possível relocalização da Feira da Ladra, e a possível dificultação dos processos de venda neste espaço icónico da cidade. 

Assembleia Municipal
Outubro 23, 2019 04:45 PM

O estabelecido no acordo entre Bloco de Esquerda e o Partido Socialista garantiu um período de avanços importantes na regulação do alojamento do local (AL), que resultou na suspensão de licenças de novos estabelecimentos em várias zonas (as que atingiram os 20% de AL): Bairro Alto, Bairro da Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria, Colina de Santana e Graça. Como definido na Lei n.º 62/2018, as medidas são de caráter temporário - durante um ano - até aprovação do regulamento e estabilização das zonas e da medida.

Assembleia Municipal
Julho 17, 2019 03:13 PM

Foi aprovada, por unanimidade, a Moção do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda que propõe instar a Assembleia da República para que altere a legislação atual do Complemento Solidário Para Idosos (CSI).  A alteração proposta altera a forma de atribuição do CSI, para que este tenha apenas em consideração os rendimentos anuais do próprio idoso, e da pessoa com quem está casado, ou vive em união de facto há mais de 2 anos, e os rendimentos do agregado familiar do sujeito passivo de IRS, que beneficie da dedução prevista no artigo 78.º-A do Código do IRS, excluindo-se assim a ponderação de os rendimentos dos filhos, enquanto obrigados à pensão de alimentos, conforme atualmente vigora.

Assembleia Municipal
Julho 3, 2019 01:18 PM

Pela atribuição à "Eduardo dos Livors" da distinção de Loja com História.

Assembleia Municipal
Junho 19, 2019 04:26 PM

A realidade volta a confirmar aquela que é a frase mais reveladora da nossa incapacidade, enquanto sociedade, de erradicarmos este flagelo social que é a violência doméstica, o crime que mais mata em Portugal. Só em 2019 já se somam 18 vítimas mortais em contexto de violência doméstica. A maior parte destas vítimas, 16, são mulheres, confirmando-se que é um crime que carrega a marca de género. Nos últimos 15 anos já morreram mais de 500 mulheres às mãos da violência machista. Uma média de 35 mulheres assassinadas por ano.

Assembleia Municipal
Maio 30, 2019 01:49 PM

Na sessão desta terça-feira da Assembleia Municipal de Lisboa o Bloco apresentou uma recomendação para instar o Governo Português a pronunciar-se pela Declaração do estado de Urgência Climática. O documento acabou chumbado pelos votos do PS e do PSD.

Assembleia Municipal
Abril 1, 2019 12:00 PM

Saudar a Greve Climática Estudantil e encorajar a juventude e toda a sociedade à expressão cívica da maior exigência quanto à adoção das medidas urgentes necessárias para enfrentar as alterações climáticas.

Adere ao Bloco

Acordo CML