Share |

Metro de Arroios: Governo admite que obras só terminam em 2021

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente sobre os atrasos nas obras de alargamento do cais da estação do metro de Arroios. Na resposta o Ministério afirma que a conclusão dos trabalhos será feita no final de 2020/inídio de 2021.

A pergunta feita pelos deputados do Bloco deu entrada no passado dia 14 de janeiro, logo depois de ter vindo a público que seria rescindido o contrato com o empreiteiro das obras do metro na estação de Arroios, uma vez que este foi incapaz de "responder à sua obrigação", chegando a uma situação limite. 

O Bloco considera que os atrasos verificados nesta obra são inaceitáveis, numa operação que deveria ser mais simples. Esta situação tem complicado a vida de milhares de utentes assim como os comerciantes desta zona da cidade, que já foram obrigados a despedir trabalhadores, quando não tiveram de encerrar os seus negócios. 

Na resposta enviada pelo Ministério do Ambiente é dito que: "Até ao final do mês de janeiro de 2019, o Metropolitano de Lisboa tenciona lançar um novo procedimento de contratação (concurso público internacional com prévia qualificação), que permita a conclusão dos trabalhos até ao final de 2020/início de 2021. 

Durante a semana passada o vereador Manuel Grilo e a deputada Isabel Pires reuniram com moradores e comercinates desta zona da cidade, e puderam ter conhecimento dos impacots que estas obras estão a ter. (ver vídeo aqui). 

O vereador Manuel Grilo apresentou uma moção (aprovada por unanimidade) em reunião de Câmara no sentido de que o Governo garanta uma indemnização aos comerciantes da Praça do Chile (ver aqui). 

Também na Assembleia Municipal de Lisboa o Bloco fez aprovar uma recomendação pelo reforço da CARRIS para colmatar o atraso na conclusão das obras (ver aqui).