Share |

Sobre: transportes

Junho 30, 2019

As trotinetas elétricas chegaram a Portugal há menos de um ano e já se estendem a nove concelhos do país. Sendo uma forma de mobilidade sustentável, a sua rápida popularidade e uso desordenado começam no entanto a gerar protestos de peões e apelos a melhor regulação.

Maio 28, 2019

O vereador do Bloco de Esquerda em Lisboa questionou o Presidente da Câmara Municipal sobre a falta de bicicletas GIRA. Segundo comunicado da EMEL em Abril de 2019, o sistema de bicicletas partilhadas contava "apenas com 92 estações em vez das 140 previstas", sendo que, "destas 92 estações, 74 estão em operação", 15 já estão instaladas no terreno, mas "não podem entrar em operação por falta de bicicletas", e "outras três estão inoperacionais por falta de componentes, sendo todas estas falhas da responsabilidade da Órbita".

Abril 1, 2019

No dia do arranque dos passes mais baratos, Catarina Martins distribuiu informação sobre o funcionamento do novo sistema que torna mais acessível o acesso a transportes públicos.

Março 27, 2019

Reportagem do esquerda.net com vox pop sobre a redução histórica do preço dos passes de transporte e os impactos que vai ter nas famílias em Lisboa.

Janeiro 29, 2019

Em resposta à pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco, o Ministério do Ambiente afirma que a conclusão dos trabalhos nas estação do Metro de Arroios só terá lugar "no final de 2020/início de 2021".

Janeiro 18, 2019

Na sequência da derrapagem temporal da obra do Metro de Arroios, o Bloco de Esquerda exige, através do seu Vereador Manuel Grilo, que o Governo garanta uma indemnização aos comerciantes da zona da Praça do Chile. Uma moção foi apresentada neste sentido na última reunião de CML (aprovada por unanimidade). O Vereador e o Grupo Municipal do Bloco irão reunir com moradores e comerciantes nos próximos dias.

 

Janeiro 18, 2019

Comunicado da Coordenadora Concelhia de Lisboa, sobre a expansão da rede do metropolitano em Lisboa.

Janeiro 15, 2019

No dia 11 de janeiro de 2019, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre os atrasos nas obras de alargamento do cais da estação do metro de Arroios. Os deputados Isabel Pires e Heitor de Sousa consideram que os atrasos verificados nesta obra são inaceitáveis, numa operação que deveria ser mais simples, bem como tem complicado de sobremaneira a vida de milhares de utentes da linha verde do Metro de Lisboa, durante mais de um ano e meio.

Janeiro 12, 2018

No âmbito da discussão do Orçamento e das Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Lisboa, para o ano de 2018, a Assembleia Municipal de Lisboa reúne com todos os vereadores no sentido de escrutinar estes documentos estruturantes da actividade do município. Nesta nota, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda dá conta das questões colocadas pelos seus deputados municipais aquando da audição do vereador da Mobilidade e Segurança, na 8ª Comissão Permanente, dedicada aos temas dos Transportes, Mobilidade e Segurança.

Agosto 10, 2017

Ricardo Robles, candidato do Bloco à Câmara de Lisboa, afirmou que o veto do Presidente da República ao diploma que introduzia alterações à municipalização da Carris “é claramente político” e resulta da “agenda da direita”. Bloco defenderá a mesma posição em setembro.

Julho 10, 2013

O programa "poder local" do canal TVL realizou um debate sobre transportes, convidando vários partidos. A representar o Bloco de Esquerda esteve Heitor Sousa. O video do debate pode ser visto aqui: http://tvl.pt/2013/07/08/poder-local-lisboa-os-transportes/

Janeiro 16, 2013

Os aumentos tarifários levados a cabo pelo Governo em 2013 atingem os 61,4%, de acordo com as novas tabelas de preços publicadas pelas empresas de transportes públicos da região metropolitana de Lisboa e do Porto. O Bloco de Esquerda colocou para votação a revogação destes aumentos abusivos, muito superiores ao aumento decretado pelo Governo de 0,9%.

Janeiro 15, 2013

Ação contra os aumentos nos transportes, com Ana Drago e Catarina
Martins, amanhã, quarta-feira 16 de Janeiro, às 8 horas, na estação do
Campo Grande.

Novembro 23, 2012

Quem te diz que não há alternativa à política seguida pelo Governo está a enganar-te. No sector dos transportes, os preços estão cada vez mais altos, esperamos mais tempo, o serviço é pior e preparam-se para vender as empresas públicas.

Mas há alternativas. Junta-te a nós no Fórum da Mobilidade e dos Transportes Públicos e  vem discutir um rumo alternativo.

 

Domingo, dia 25, no Hotel Florida, no Marquês do Pombal, Lisboa, a partir das 10h30 horas.