Share |

Direitos LGBT e a Cidade de Lisboa em debate no sábado 18 de Março

Debate LGBT e a Cidade de Lisboa

No próximo sábado, dia 18 de Março, às 16:00, o Bloco de Esquerda promove um debate no Café da Ordem dos Arquitectos para discutir os Direitos LGBT e a Cidade de Lisboa
com Alexandra Santos, Joana Cadete Pires, João Manuel de Oliveira, Paulo Jorge Vieira e Ricardo Robles. Evento no Facebook aqui

Este encontro pretende incluir no debate sobre a cidade em que tod*s queremos viver as questões LGBT. Promovendo a partilha e a construção participada de um programa eleitoral autárquico para a cidade de Lisboa, damos voz a um conjunto de ativistas e académicos.

Como assinalou o Bloco de Esquerda em 2013, “o poder local não pode alhear-se do apoio às diversas expressões de movimentos sociais e políticos que surgem, na sociedade portuguesa, em defesa dos direitos da população LGBT”, devendo as diferentes autarquias locais no município de Lisboa ser parceiros ativos e interessados no combate às discriminações e exclusões sentidas por esta população.

No manifesto das eleições legislativas de 2015, o Bloco defendeu ainda a necessidade de “políticas públicas que promovam a inclusão e proíbam a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género nos setores fundamentais do Estado como a Saúde, a Educação, a Justiça ou a Segurança”. A defesa e promoção de políticas de não discriminação e inclusão devem ser feitas a diferentes escalas de intervenção, sendo que as autarquias locais, devido à sua proximidade da população, devem ser estruturas fundamentais na construção e aplicação dessas políticas.