Share |

Sobre: habitação

Abril 6, 2019

Segundo notícias avançadas hoje (sábado, 6 de abril) em alguns meios de comunicação, o PS avançará com uma proposta de regulamento de Alojamento Local (AL) nos próximos dias. Numa primeira leitura, e com os poucos dados disponibilizados, o Bloco considera que estas medidas são insuficientes e revelam uma falta de coragem que promete ser dramática para os lisboetas.

Março 26, 2019

Manuel Grilo apresentou esta manhã a proposta do Bloco para regular o alojamento local em Lisboa. As licenças devem ser congeladas no nível atual e suspensas desde já nas zonas mais centrais, sendo atribuídas apenas em zonas mais periféricas à medida que forem diminuindo no centro.

Março 25, 2019

O alojamento local em Lisboa aproxima-se dos números de Barcelona, cidade com o triplo da população. Em Barcelona, a pressão sobre a habitação levou ao congelamento do AL no centro. Em Lisboa, Bloco vai apresentar uma proposta inspirada nesse exemplo.

Fevereiro 27, 2019

Moradores do prédio Santos Lima em Marvila continuam a viver com medo de despejo, mesmo após alterações favoráveis da lei e intimação da câmara à empresa proprietária para realizar obras sem os despejar.

Fevereiro 26, 2019

Estudo da Deloitte para a associação de Turismo de Lisboa revela que a atividade continua a crescer e alojamento local já tem mais quartos que os hotéis.

Fevereiro 6, 2019

Uma cidade que expulsa os seus mais velhos e rejeita os mais jovens tem de ter uma intervenção urgente. O Bloco apresentou hoje um requerimento com questões essenciais sobre a estratégia da CML sobre Alojamento Local.
Não podemos suspender o AL nos bairros em que este já ultrapassa os 25% e ignorar a Baixa e outros bairros em risco de perderem a sua população.

Janeiro 23, 2019

O Tribunal de Contas recusou dar o visto prévio ao modelo de renda acessível previsto para edifícios da Rua de São Lázaro. Bloco diz que a decisão veio dar razão aos seus alertas.

Dezembro 25, 2018

Reportagem do esquerda.net sobre o despejo de 3 famílias da Vila Pimenta, nas Galinheiras, em Lisboa.

Dezembro 25, 2018

Reportagem do esquerda.net sobre habitantes de prédios em Lisboa que pertenciam à Fidelidade e que receberam cartas de não renovação do contrato, quando os imóveis foram vendidos ao fundo imobiliário Apollo. Soube-se entretanto que a seguradora fez esta venda, na qual não garantiu a segurança dos inquilinos, para poder efetuar a compra dos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa, onde vai construir habitação.

Dezembro 25, 2018

Catarina Martins, acompanhada pela deputada Isabel Pires, pelo vereador Manuel Grilo e por Isabel Ventura (eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia de Marvila), visitou o prédio Santos Lima, em Lisboa, para se encontrar com moradores que estão a ser alvo de assédio imobiliário.

Dezembro 19, 2018

Esta quarta-feira, o Bloco viu aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa uma proposta que irá garantir o maior investimento público de sempre em habitação para a classe média, apesar dos votos contra do PSD e do CDS e da abstenção do PCP.

Novembro 13, 2018

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda questionou a Câmara Municipal sobre o destino dos terrenos do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Considerando as consequências negativas da forte especulação imobiliária, o Bloco quer saber que propostas tem a CML para que os terrenos adjacentes ao EPL possam estar ao serviço da população.

Novembro 13, 2018

No próximo dia 13 de novembro a Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda organiza a sessão pública "Defender os Direitos dos Inquilinos - Mudar a Lei das Rendas", com: Pedro Soares (deputado na Assembleia da República) Manuel Grilo (vereador na CML)Isabel Pires (deputada municipal). A sessão terá início pelas 21:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Campolide. 

Outubro 12, 2018

A partir do final deste mês, além de em Alfama, Mouraria e Castelo, o alojamento local vai ficar também suspenso no Bairro Alto e Madragoa. Vereador bloquista Manuel Grilo defende que a medida terá de ser expandida para outras zonas. Estas medidas decorrem do Acordo entre o Bloco e o PS em Lisboa.