Share |

Cinemateca: este filme não é para António Costa

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa reuniu hoje com a direção da Cinemateca. Estiveram presentes Maria João Seixas e José Manuel Costa pela Cinemateca e João Semedo, Tiago Ivo Cruz, Mamadou Ba e Ricardo Robles pelo Bloco de Esquerda.
A redução das verbas pagas pelos anunciantes de publicidade na televisão é a razão para a situação financeira insustentável da Cinemateca e que coloca em risco o seu funcionamento já no próximo mês de setembro. Perante isto, o governo insiste em não definir, nem disponibilizar de imediato, um financiamento adequado para a continuidade da Cinemateca.
O secretário de estado da cultura afirma que a Cinemateca "não vai fechar", mas não diz como vai resolver o problema.
A Cinemateca arquiva, protege e repara um vasto património, sendo também um precioso centro de divulgação do cinema português e internacional. A casa do cinema está em risco iminente de encerrar. A CML, não tendo responsabilidades diretas sobre este organismo nacional, não pode alhear-se deste problema e tem de intervir. O silêncio de António Costa sobre o museu do cinema é inaceitável.
As cidades também são feitas de cultura e de memória e por isso é tão importante defender a Cinemateca.

Sabe mais sobre a candidatura do Bloco de Esquerda em queremoslisboa.org