Share |

Bloco requer audição do presidente do IHRU

 

O pedido de audição apresentado pela deputada Helena Pinto do Bloco de Esquerda foi aprovado nesta terça-feira por unanimidade na comissão parlamentar de ambiente, ordenamento do território e poder local.

No requerimento, a que pode aceder na íntegra no portal do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, a deputada salienta que “a injustiça social da aplicação do regime de renda apoiada é uma realidade reconhecida pelo Provedor da Justiça e por todos os partidos representados na Assembleia da República”.

A deputada releva que “o impacto da aplicação da renda apoiada é já sentido em vários bairros do país”, lembrando os casos de Guimarães, em que “cerca de mil moradores de cinco bairros sociais denunciaram o aumento de renda brutal e injusto a que ficaram sujeitos atingindo os 6.000%” e do Bairro dos Lóios, em Lisboa, em que “78 famílias apresentaram já um recurso para suspender a atualização das rendas”.

A deputada frisa também que “a aplicação do regime de renda apoiada aumenta enormemente o valor das rendas num momento de crise social e promove a injustiça social.”