Share |

Assinatura de Protocolo do “Projeto Radar” com 3 freguesias

O Projeto “Radar”, uma das dimensões do Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, arrancará em fase piloto durante um período de 3 meses nas freguesias da Ajuda, Areeiro e Olivais, com o objetivo de identificar cerca de 4000 pessoas com mais de 65 anos em situação de isolamento. Para este efeito, será assinada a carta de compromisso na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho pelas 10h de 19 de Dezembro, contando com a presença do Vereador Manuel Grilo, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Edmundo Martinho, o Administrador da SCML Sérgio Cintra, assim como os presidentes das respetivas Juntas de Freguesia.

O Projeto “Radar” tem o ambicioso e necessário objetivo de sinalizar 30.000 pessoas com mais de 65 anos em situação de isolamento e fragilidade social e que ainda não estejam identificadas pelas várias instituições da cidade. Segundo o Vereador Manuel Grilo: “este projeto vem responder a uma necessidade urgente de cidadãos isolados e muitas vezes ignorados pelos poderes públicos numa cidade demograficamente envelhecida e a precisar de novas soluções coletivas para o bem-estar dos seus cidadãos”.

Contamos com diversos parceiros para realizar este trabalho de identificar e registar os seus problemas dos cidadãos e, em estreita colaboração institucional, melhor responder aos desafios colocados a estas pessoas pelo avançar da idade e das características em que se encontram. Como tal, para dar início a este projeto, importa testar o conceito de intervenção pensado pelas várias instituições associadas ao projeto (CML/PSP/Seg. Social/ARLSVT/SCML) tendo-se identificado na cidade de Lisboa estas 3 freguesias por serem tanto pela sua localização geográfica, seu índice de envelhecimento e suas diferentes experiências de intervenção no terreno nesta área.

Nota de imprensa do Gabinete do Vereador Manuel Grilo, 19 dezembro 2018