Share |

Sobre: Saúde

Janeiro 17, 2018

Perante o enceramento das consultas de geriatria do Hospital Pulido Valente o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre este serviço que deixou de estar disponível.

Janeiro 15, 2018

No início do ano, o Hospital de Santa Maria decidiu encerrar a consulta de interrupção voluntária da gravidez, que se encontra suspensa por tempo indeterminado. O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre quais as razões que levaram a este encerramento.

Dezembro 4, 2017

A abertura destes equipamentos faz parte do acordo “Bases para convergência na Câmara Municipal de Lisboa entre o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda”. Vereador bloquista Ricardo Robles assegura que projeto-piloto, “desta vez, é mesmo para avançar”.

Abril 4, 2017

Reportagem sobre o funcionamento do IN-Mouraria, um centro para pessoas que usam ou usaram drogas, e os benefícios que traria a criação de salas de consumo assistido, não só para as pessoas que usam drogas, mas também para a própria comunidade.

Junho 19, 2013

Os deputados do Bloco de Esquerda João Semedo e Helena Pinto questionam o Ministério da Saúde sobre o despedimento de cinquenta enfermeiros e assistentes operacionais do Hospital Curry Cabral, frisando que esta situação “vai depauperar serviços hospitalares que estão já a funcionar em défice”.

Abril 24, 2013

A Comissão Parlamentar de Saúde aprovou hoje, 24 de abril, duas audições solicitadas pelo Bloco de Esquerda: uma para audição do Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e outro para audição do Presidente da ARS do Algarve. Estas audições serão brevemente agendadas. A audição do Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo surge a propósito da reorganização das urgências hospitalares na grande Lisboa.

Março 29, 2013

O Centro de Saúde São João, em Lisboa, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Central tem como extensão de saúde associada a Unidade de Saúde Familiar Monte Pedral. Esta USF situa-se na freguesia de São João (Rua Adolfo Coelho, nº 9); neste local existe também uma Unidade de Saúde Pública (USP).

No entanto, existirá a intenção de retirar a USP deste local, transferindo-a para o Centro de Saúde da Lapa, situado na Rua de São Ciro, número 36, na freguesia da Lapa. O Grupo Parlamentar do BE questiona o Governo.

Fevereiro 2, 2013

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução recomendando ao Governo a realização de uma auditoria urgente, pelo Tribunal de Contas, ao acordo de cooperação celebrado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP).

Janeiro 12, 2013

Diversos profissionais e associações das Terapêuticas Não Convencionais reuniram-se na Assembleia da República, no dia 7 de janeiro, numa audição parlamentar promovida pelo Bloco de Esquerda.

 

Em 2003, entrou em vigor a Lei do Enquadramento Base das Terapêuticas Não Convencionais, incidindo sobre a prática da acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropraxia. A proposta de lei de regulamentação das terapias não convencionais foi aprovada dia 11 de Janeiro com abstenção da esquerda.

 

João Semedo, critica que é um facto anormal que uma lei aprovada à 10 anos, seja regulamentada através de uma proposta de lei,que remete para 6 portarias anteriores quando a regulamentação devia ser feita pelo ministro da tutela por decreto, portaria ou despacho. Com esta proposta de lei, fica regulamentado o acesso á profissão e as condições de exercicio da mesma, mas ficam de fora a formação superior destes profissionais que está por legislar. A lei inclui elementos discriminatórios é mais exigente no licenciamento de espaços para exercicio da actividade de terapeuticas não convencionais e não garante autonomia profissional e autoregulação entre pares.

 

 

Bloco de Esquerda propõe inclusão de duas vacinas no Programa Nacional de Vacinação: Rotateq/Rotarix e Prevenar 13

Aprovada inclusão da Prevenar 13

Esta semana, foram discutidos e votados dois Projetos de Resolução do Bloco de Esquerda para inclusão de vacinas no Programa Nacional de Vacinação (PNV).
Um dos projetos http://beparlamento.net/recomenda-ao-governo-an%C3%A1lise-do-custo-benef%C3%ADcio-da-inclus%C3%A3o-da-vacina-contra-o-rotav%C3%ADrus-no-programa recomenda a análise do custo-benefício de introdução da vacina contra o rotavírus no PNV. Este projeto foi rejeitado, com os votos contra do CDS e do PSD e os votos favoráveis do PEV, PS, PCP e Bloco de Esquerda.
Outro projeto http://beparlamento.net/recomenda-ao-governo-inclus%C3%A3o-da-vacina-adsorvida-pneumoc%C3%B3cica-polios%C3%ADdica-conjugada-de-treze-val%C3%AAnc recomenda a inclusão da vacina pneumocócica (Prevenar 13) no PNV, tendo sido aprovado com a abstenção do PS e os votos favoráveis do PSD, CDS, PEV, PCP e Bloco de Esquerda.

Setembro 20, 2012

O Bloco de Esquerda visitou, no dia 18 de Setembro, o Centro de Saúde dos Olivais para tomar conhecimento sobre o seu funcionamento, as dificuldades que atravessa, as restrições impostas pelo Governo e as necessidades da população.

Agosto 3, 2012

Com a adesão ao primeiro dia de greve a rondar os 95%, milhares de médicos concentraram-se à porta do Ministério da Saúde em defesa do SNS e contra a precarização dos profissionais de saúde.

Junho 15, 2012

 

A Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda toma posição relativamente ao anúncio de encerramento da MAC e apela à mobilização das mulheres e da população pela defesa desta maternidade. A Saúde não é um negócio e não está à venda a retalho!