Share |

Sobre: habitação

Outubro 23, 2019

O estabelecido no acordo entre Bloco de Esquerda e o Partido Socialista garantiu um período de avanços importantes na regulação do alojamento do local (AL), que resultou na suspensão de licenças de novos estabelecimentos em várias zonas (as que atingiram os 20% de AL): Bairro Alto, Bairro da Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria, Colina de Santana e Graça. Como definido na Lei n.º 62/2018, as medidas são de caráter temporário - durante um ano - até aprovação do regulamento e estabilização das zonas e da medida.

Junho 29, 2019

Catarina Martins alertou numa livraria ameaçada de despejo em Lisboa para a urgência de se usar os meios públicos para defender a habitação, que vão aumentar com a nova Lei de Bases da Habitação. Sobre a Lei de Bases da Saúde, reafirmou a sua posição face ao PS que "já teve sete posições diferentes".

Junho 26, 2019

Estudo da Mercer indica que, apesar de a capital portuguesa ter caído duas posições, continua próxima de outras cidades europeias, como Berlim, Madrid ou Barcelona. Das dez cidades mais caras do mundo, oito são asiáticas.

Maio 30, 2019

Um relatório da agência Moody’s coloca Lisboa no topo das capitais europeias com maior fatia da habitação destinada a arrendar a turistas. Bloco volta a apelar a Medina para suspender novos registos.

Abril 6, 2019

Segundo notícias avançadas hoje (sábado, 6 de abril) em alguns meios de comunicação, o PS avançará com uma proposta de regulamento de Alojamento Local (AL) nos próximos dias. Numa primeira leitura, e com os poucos dados disponibilizados, o Bloco considera que estas medidas são insuficientes e revelam uma falta de coragem que promete ser dramática para os lisboetas.

Março 26, 2019

Manuel Grilo apresentou esta manhã a proposta do Bloco para regular o alojamento local em Lisboa. As licenças devem ser congeladas no nível atual e suspensas desde já nas zonas mais centrais, sendo atribuídas apenas em zonas mais periféricas à medida que forem diminuindo no centro.

Março 25, 2019

O alojamento local em Lisboa aproxima-se dos números de Barcelona, cidade com o triplo da população. Em Barcelona, a pressão sobre a habitação levou ao congelamento do AL no centro. Em Lisboa, Bloco vai apresentar uma proposta inspirada nesse exemplo.

Fevereiro 27, 2019

Moradores do prédio Santos Lima em Marvila continuam a viver com medo de despejo, mesmo após alterações favoráveis da lei e intimação da câmara à empresa proprietária para realizar obras sem os despejar.

Fevereiro 26, 2019

Estudo da Deloitte para a associação de Turismo de Lisboa revela que a atividade continua a crescer e alojamento local já tem mais quartos que os hotéis.

Fevereiro 6, 2019

Uma cidade que expulsa os seus mais velhos e rejeita os mais jovens tem de ter uma intervenção urgente. O Bloco apresentou hoje um requerimento com questões essenciais sobre a estratégia da CML sobre Alojamento Local.
Não podemos suspender o AL nos bairros em que este já ultrapassa os 25% e ignorar a Baixa e outros bairros em risco de perderem a sua população.

Janeiro 23, 2019

O Tribunal de Contas recusou dar o visto prévio ao modelo de renda acessível previsto para edifícios da Rua de São Lázaro. Bloco diz que a decisão veio dar razão aos seus alertas.

Dezembro 25, 2018

Reportagem do esquerda.net sobre o despejo de 3 famílias da Vila Pimenta, nas Galinheiras, em Lisboa.

Dezembro 25, 2018

Reportagem do esquerda.net sobre habitantes de prédios em Lisboa que pertenciam à Fidelidade e que receberam cartas de não renovação do contrato, quando os imóveis foram vendidos ao fundo imobiliário Apollo. Soube-se entretanto que a seguradora fez esta venda, na qual não garantiu a segurança dos inquilinos, para poder efetuar a compra dos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa, onde vai construir habitação.

Dezembro 25, 2018

Catarina Martins, acompanhada pela deputada Isabel Pires, pelo vereador Manuel Grilo e por Isabel Ventura (eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia de Marvila), visitou o prédio Santos Lima, em Lisboa, para se encontrar com moradores que estão a ser alvo de assédio imobiliário.