Sobre: política

Maio 30, 2019

Na sessão desta terça-feira da Assembleia Municipal de Lisboa o Bloco apresentou uma recomendação para instar o Governo Português a pronunciar-se pela Declaração do estado de Urgência Climática. O documento acabou chumbado pelos votos do PS e do PSD.

Maio 29, 2019

Foi aprovado na reunião de Câmara desta quarta-feira o Plano Municipal para a Alimentação Escolar Saudável. Este Plano Municipal é dedicado exclusivamente à promoção da alimentação escolar saudável e é o primeiro da cidade de Lisboa. Repartindo-se por várias áreas de actuação, destina-se a reconfigurar, de uma forma transversal e integrada, o sistema de alimentação escolar e hábitos alimentares na cidade de Lisboa.

Abril 12, 2019

A Comissão Coordenadora da Concelhia de Lisboa discutiu e aprovou no dia 12 de abril este documento sobre as Empresas Públicas.

Abril 12, 2019

Esclarecimento da vereação do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa sobre  o reconhecimento, nos termos da lei, da isenção fiscal de IMI e IMT à empresa Avenue, proprietária do edifício Liberdade 203, na Avenida da Liberdade, no valor de 2 milhões de euros, ao abrigo do 45.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (consultável no Portal das Finanças).

Março 27, 2019

Uma pequena resenha histórica do Bloco de Esquerda no seu vigésimo aniversário.

Março 14, 2019

O primeiro passo para a implementação da “Casa da Diversidade - Centro Municipal LGBTI e Centro Municipal para a Interculturalidade” foi dado no passado dia 13 de Março, com uma iniciativa cultural às 18h, para comemorar a assinatura do protocolo entre as entidades municipais.

Janeiro 24, 2019

O Correio da Manhã publica hoje, com destaque de capa, uma notícia sobre o “assessor do Bloco [Mamadou Ba] com ajustes diretos de 191 mil euros”. Face a esta notícia, esclarecem-se todos os detalhes neste comunicado do Secretariado da Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda.

Janeiro 23, 2019

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa anuncia neste comunicado de imprensa que irá votar contra a proposta de transferência de competências para o município de Lisboa.

Janeiro 22, 2019

Moção 050/04 (BE) – Pela implementação da tarifa social da Água Automática

Janeiro 11, 2019

A coordenadora bloquista apelou aos municípios para tornarem automática a aplicação da tarifa social da água. Medida permitiria baixar a conta de 760 mil famílias em todo o país, como já acontece na eletricidade.

Janeiro 6, 2019

De acordo com Manuel Grilo, vereador bloquista com o pelouro da Educação e dos Direitos Sociais, a Câmara de Lisboa estima que houve “uma redução de 50% no número de pessoas em situação de sem-abrigo” na capital entre 2015 e 2017.

Novembro 29, 2018

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda vem por este meio comunicar a retirada de confiança política a Luís Alberto Salgado Martins Moreira, cidadão eleito nas listas deste partido como membro à Assembleia de Freguesia do Areeiro, em 1 de Outubro de 2017.

Novembro 13, 2018

A XI Convenção Nacional aprovou a moção A “Um Bloco mais forte para mudar o país” por 459 votos, enquanto a moção M obteve 40 votos e a C 9 votos. Para a Mesa Nacional, a lista da moção A, encabeçada por Catarina Martins, obteve 70 mandatos e a lista da moção C 10 mandatos.

Setembro 17, 2018

A denúncia é feita pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica e é relativa a dezenas de bolseiros de doutoramento da Universidade de Lisboa. Embora estivessem isentos, a UL considerou em 2015 e 2016 que as bolsas não iriam incluir o subsídio de pagamento de propina.